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Rek - jogo de tabuleiro tradicional Khmer
Rek é um popular jogo de tabuleiro antigo Khmer jogado por duas pessoas no tabuleiro de quadrados 8X8. O verbo transitivo cambojano “Rek” (ល្បែងរែក) significa 'carregar no ombro uma vara em cada extremidade da qual há um recipiente, pacote ou objeto. Foi apontado que o jogo era popular entre as tropas militares. Hoje, também é jogado por mulheres cambojanas. Objetivo O objetivo do jogo é “capturar” em vez de dar xeque-mate ao Rei do oponente. Todas as unidades podem ser capturadas de duas maneiras: quando são “Rek” por uma unidade inimiga, na analogia de que são os contentores carregados por essa unidade inimiga. Essa forma posterior de captura leva, na verdade, o nome do jogo. quando estão fortemente cercados ou presos pelas unidades inimigas e, portanto, não têm movimento legal. Também possui duas forças diferentes de 32 unidades no total. Cada lado começa com uma força de 16 unidades: Um Rei e 15 Homens. Todos os Homens têm o mesmo valor e forma física. E todos eles, incluindo os Reis, se movem como o Barco ou a Torre. Outro estilo de jogo (Provocar o inimigo para Rek) O Rek também tem seu próprio estilo especial de jogo. É chamado de “Min Rek Chanh” (Não Rek perde se o oponente provocar). O objetivo do jogo continua o mesmo, capturar o Rei do adversário. Mas só existe uma maneira legal de capturar as unidades inimigas, incluindo o Rei: “Rek” elas duas de cada vez. Os Reis não podem se mover, nem mesmo um quadrado. Eles são “reis do palácio”! Outros recursos de configuração e configuração de abertura são os mesmos do Rek normal. A característica única deste estilo de jogo é que a ordem de Rek de um jogador para o outro deve ser honrada, caso contrário este perde e o jogo termina. Portanto, sacrifícios estratégicos e deliberados são a mentalidade por trás da vitória do jogo. Normalmente, o jogo termina quando um jogador ordena uma série “certa” de movimentos consecutivos do oponente para 'Rek' suas unidades, o que acabará por levar à captura ou Rek de o Rei do oponente em troca. MAS, se ordenar a série errada de movimentos do adversário, acaba perdendo a força sem qualquer consequência desejável. Assim, o jogo exige um planejamento estratégico coerente e de longo prazo para obter as ordens de movimento corretas. Nesse tipo de jogo, você está em uma situação mais perigosa por preservar muitas unidades próprias, mas se não tiver o suficiente delas para desenhe seu esquema de fazer uma série certa de movimentos do oponente, também não é bom.